É praticamente impossível realizar um evento sem se preocupar com uma boa conexão wi-fi, não é mesmo?
Isso porque o próprio evento corporativo, por exemplo, pode solicitar que os convidados façam o uso da internet para alguma atividade.
Sendo assim, não é nada indicado deixar que cada um utilize sua internet móvel para tais acessos, por isso o wi-fi para eventos de boa qualidade é tão fundamental. Você não quer que ninguém fique atrasado na hora de acompanhar determinado conteúdo, certo?
Além de evitar atrasos no evento, a conexão wi-fi também o torna mais dinâmico e prático.
Mas, o que é necessário para garantir que o wi-fi para eventos seja de qualidade? Como evitar que a conexão sem fio fique caindo a todo o momento?
Se você tem essas dúvidas, pode ficar tranquilo, pois foi exatamente para respondê-las que este artigo foi criado.
Boa leitura!
Como garantir uma boa conexão wi-fi
Confira a seguir 5 dicas importantes que você deve levar em conta na hora de escolher o wi-fi para não ter nenhum tipo de transtorno ligado à conexão em seu evento:
1. Quantidade de dispositivos
Para escolher uma boa conexão wi-fi para eventos, em primeiro lugar, é necessário levar em consideração uma estimativa do número de dispositivos por usuários que estarão no evento.
Em média, para uma conexão ideal, o wi-fi precisa ser capaz de atender 2,5 dispositivos por pessoa, no mínimo. Não se esqueça de que uma mesma pessoa, por exemplo, pode levar o smartphone e o notebook, pois isso é cada vez mais comum.
2. Área da cobertura
Qual o tamanho do local que será realizado o evento? A cobertura do wi-fi será capaz de atender a todas as necessidades ou vai abranger apenas um lugar ou outro? Imagina só a pessoa sair de uma determinada sala e não conseguir mais se conectar a internet!
Fique sabendo que isso é muito possível se a conexão wi-fi não for de boa qualidade. O ideal é que toda a área do evento tenha internet disponível. Mas, se isso não for possível, pelo menos grande parte deve ter.
3. Velocidade da internet
O wi-fi atende à quantidade de dispositivos e possui uma grande área de cobertura, entretanto qual a velocidade?
Lembre-se de que nos dias de hoje tudo precisa ser rápido. As pessoas já estão acostumadas com internet de alta velocidade e se o evento corporativo não disponibilizar isso elas não vão achar nada bom.
A conexão precisa ser capaz de atender um grande número de usuários simultaneamente com uma boa velocidade, principalmente, em eventos que contam com tecnologias para realização de atividades.
Imagina só se o palestrante quiser passar um vídeo online para os convidados e não conseguir por causa da velocidade da internet?
Sendo assim, uma dica é que o wi-fi tenha, no mínimo, 10 MB para cada 100 pessoas.
4. Tecnologia dual band
Outra coisa a ser pensada diz respeito à frequência do wi-fi. A mais utilizada em lugares públicos é a de 2,4 Ghz, entretanto o sinal, nesses casos, costuma ser fraco e passível de interferências.
Desta forma, considera-se que o ideal é optar pela tecnologia dual band, a qual possui frequência de 5 Ghz, é mais rápida e sem interferências.
5. Controle de banda
A última dica está relacionada ao controle do limite de tráfego pelos usuários. Essa prática permite que alguns utilizem muito mais internet do que outros. A configuração de diferentes redes para usos distintos é bem vinda!
Afinal, a organização do evento não pode ter limitações, mas os convidados podem! E assim também é mais fácil garantir um bom wi-fi para eventos.
Não se esqueça de que você também pode optar pelo aluguel de celulares corporativos apenas para o dia do evento!
Dessa forma, além de disponibilizar uma boa conexão wi-fi para os convidados, eles também terão celulares com a mesma configuração e com tudo aquilo que precisa para o evento. Entre em contato agora mesmo com a Uniir.