Análise de crédito é a uma tecnologia utilizada frequentemente pelas financeiras a fim de checar a capacidade de uma pessoa ou empresa de pagar obrigações referentes a um empréstimo.
Afinal, espera-se que o dinheiro retorne para o bolso de quem o emprestou.
As instituições, sejam financeiras ou bancos, não tratam como amigos ou parentes as pessoas para as quais o seu dinheiro é emprestado, mas somente como cliente.
E é justamente por isso que é tão importante a análise de crédito já que ela tem como objetivo analisar e verificar os riscos envolvidos em uma possível transação.
Você sabe o que é análise de crédito e sua utilidade?
A principal finalidade da análise de crédito é avaliar se existe ou não a possibilidade de concessão de crédito para uma pessoa seja ela jurídica ou física.
A análise de crédito é feita a partir de uma série de informações solicitadas pela instituição financeira para o solicitante.
Se esses dados não forem apresentados, a pessoa automaticamente já é retirada da lista dos possíveis aptos ao pedido.
Além de verificar se o cidadão ou empresa terá condições para honrar os compromissos assumidos, essa análise também tem como objetivo minimizar os riscos que envolvem o processo e ampliar os resultados finais, até porque o valor investido retornará para a instituição com o acréscimo da rentabilidade.
Se isso não ocorrer, não haveria nenhum tipo de vantagem em oferecer o empréstimo e validar a operação.
O que é considerado para a análise de crédito?
Os itens variam de uma financeira para outra. Mas, geralmente, essa avaliação é feita tendo como base os seguintes aspectos:
- Veracidade dos dados prestados pela pessoa;
- Identificação dos riscos envolvendo o pedido para ambos os lados;
- Avaliação da capacidade de pagamento;
- Adequação do crédito pedido junto a real necessidade de sua utilização;
- Avaliação do setor em que o cliente atua, para que haja uma forma mais previsível sobre suas capacidades de pagamento;
- Capacidade de crédito, até porque quem pede empréstimo pode ter outros credores.
Como funciona a análise de crédito?
Com o lançamento de inúmeras tecnologias e graças a internet atingir cada vez mais pessoas, hoje, essa análise já pode ser feita de forma digital com o uso de banco de dados.
Esse processo de análise via internet é mais rápido e completo, uma vez que oferece suporte em tempo real.
Por outro lado, o processo tradicional onde um agente financeiro é responsável por visitas e análise individual da documentação ainda é encontrado em várias financeiras e bancos.
Independente do caso, existem algumas etapas e critérios que precisam necessariamente ser seguidos, como as citadas anteriormente, e outras, como verificação do patrimônio, risco de inadimplência e até mesmo se o valor do empréstimo está de acordo com o objetivo.
Detalhe ao máximo as informações, assim a financeira conseguirá ter uma visão ampla, definindo assim as taxas de juros e prazos ou como será o processo operacional para concessão do empréstimo.
O cuidado essencial que todos devem ter é que ao prestar as informações solicitadas para a análise de crédito todas elas devem estar corretas.
Além disso, quanto menos dívidas a pessoa tiver, maior será a garantia de trabalho e obtenção de recursos financeiros e mais facilmente ela poderá obter o crédito de que tanto necessita.
Manter suas finanças em ordem é indispensável para passar pela análise de crédito. Aproveite e compartilhe o conteúdo com outros interessados!