como proteger e controlar os celulares
MDM: saiba como proteger e controlar os celulares da empresa
dezembro 3, 2018
Descarte de Eletrônicos
Como e onde fazer o descarte de eletrônicos?
dezembro 26, 2018
Mostrar Mais

Análise de crédito: como funciona e para que serve?

Análise de Crédito

Análise de crédito é a uma tecnologia utilizada frequentemente pelas financeiras a fim de checar a capacidade de uma pessoa ou empresa de pagar obrigações referentes a um empréstimo.

Afinal, espera-se que o dinheiro retorne para o bolso de quem o emprestou.

As instituições, sejam financeiras ou bancos, não tratam como amigos ou parentes as pessoas para as quais o seu dinheiro é emprestado, mas somente como cliente.

E é justamente por isso que é tão importante a análise de crédito já que ela tem como objetivo analisar e verificar os riscos envolvidos em uma possível transação.

Você sabe o que é análise de crédito e sua utilidade?

A principal finalidade da análise de crédito é avaliar se existe ou não a possibilidade de concessão de crédito para uma pessoa seja ela jurídica ou física.

A análise de crédito é feita a partir de uma série de informações solicitadas pela instituição financeira para o solicitante.

Se esses dados não forem apresentados, a pessoa automaticamente já é retirada da lista dos possíveis aptos ao pedido.

Além de verificar se o cidadão ou empresa terá condições para honrar os compromissos assumidos, essa análise também tem como objetivo minimizar os riscos que envolvem o processo e ampliar os resultados finais, até porque o valor investido retornará para a instituição com o acréscimo da rentabilidade.

Se isso não ocorrer, não haveria nenhum tipo de vantagem em oferecer o empréstimo e validar a operação.

O que é considerado para a análise de crédito?

Os itens variam de uma financeira para outra. Mas, geralmente, essa avaliação é feita tendo como base os seguintes aspectos:

  • Veracidade dos dados prestados pela pessoa;
  • Identificação dos riscos envolvendo o pedido para ambos os lados;
  • Avaliação da capacidade de pagamento;
  • Adequação do crédito pedido junto a real necessidade de sua utilização;
  • Avaliação do setor em que o cliente atua, para que haja uma forma mais previsível sobre suas capacidades de pagamento;
  • Capacidade de crédito, até porque quem pede empréstimo pode ter outros credores.

Como funciona a análise de crédito?

Com o lançamento de inúmeras tecnologias e graças a internet atingir cada vez mais pessoas, hoje, essa análise já pode ser feita de forma digital com o uso de banco de dados.

Esse processo de análise via internet é mais rápido e completo, uma vez que oferece suporte em tempo real.

Por outro lado, o processo tradicional onde um agente financeiro é responsável por visitas e análise individual da documentação ainda é encontrado em várias financeiras e bancos.

Independente do caso, existem algumas etapas e critérios que precisam necessariamente ser seguidos, como as citadas anteriormente, e outras, como verificação do patrimônio, risco de inadimplência e até mesmo se o valor do empréstimo está de acordo com o objetivo.

Detalhe ao máximo as informações, assim a financeira conseguirá ter uma visão ampla, definindo assim as taxas de juros e prazos ou como será o processo operacional para concessão do empréstimo.

O cuidado essencial que todos devem ter é que ao prestar as informações solicitadas para a análise de crédito todas elas devem estar corretas.

Além disso, quanto menos dívidas a pessoa tiver, maior será a garantia de trabalho e obtenção de recursos financeiros e mais facilmente ela poderá obter o crédito de que tanto necessita.

Manter suas finanças em ordem é indispensável para passar pela análise de crédito. Aproveite e compartilhe o conteúdo com outros interessados!