conexão wi-fi
5 dicas para garantir boa conexão wi-fi nos seus eventos
janeiro 9, 2019
Mostrar Mais

Celular com NFC: o que é e para que serve?

celular com NFC

Celular com NFC é uma das mais novas funções que os smartphones possuem. Faz muito tempo que os celulares deixaram de apenas fazer e receber ligações e se tornaram grandes centros multimídias. Principalmente com a proliferação e atualização de sistemas, como o Android e o IOS, esses aparelhos estão indo cada vez mais longe.

E agora, além de todas as outras funções, os smartphones poderão ser capazes de substituir leitores de código de barras e até mesmo o seu cartão de crédito!

Já imaginou isso?

É o que o celular com tecnologia NFC promete. Isso tanto para celular pessoal quanto para celulares corporativos, a fim de facilitar ainda mais a vida de funcionários.

Mas, afinal, o que é NFC em celular? Como essa tecnologia funciona e para que serve? Como saber se o seu celular possui NFC? Para responder todas essas perguntas basta continuar a leitura.

O que é NFC em celular?

Antes de entender realmente o que é um celular com função NFC, é importante ressaltar que a sigla NFC significa Near Field Communication e já é muito utilizada em países como o Japão. Essa tecnologia é capaz de permitir que seu smartphone interaja com outros equipamentos apenas por meio da aproximação de ambos. Ou seja, sem a necessidade de fios.

Pode-se dizer que o NFC foi uma tecnologia desenvolvida prezando ao máximo pela segurança, principalmente dos seus dados e informações. Para usar celular com NFC é necessário que ambos os aparelhos, ou seja, tanto o celular quanto o receptor, estejam em uma distância de pelo menos 2 cm um do outro.

É uma tecnologia parecida com as dos Bluetooth e wi-fi, já que também enviam dados por meio de ondas de rádio, mas de forma muito mais rápida.

Para que serve celular com NFC?

Como falado antes, um celular com NFC pode substituir um leitor de código de barras e o seu cartão. Imagine só que praticidade para pagar suas compras em um supermercado ou as despesas da empresa sem precisar ir até um banco ou ficar digitando os números do código de barras, por exemplo.

Para fazer o pagamento é muito simples! É só aproximar o celular com NFC de um equipamento específico para que o valor dos produtos seja debitado da sua conta automaticamente.

Essa tecnologia está presente em vários aparelhos. No entanto, vale ressaltar que ainda não existem muitos lugares no Brasil que já aceitem essa nova forma de comunicação de dados como forma de pagamento. Todavia, tudo deve mudar em breve, já que cada vez mais novos celulares com função NFC estão sendo criados.

Como saber se seu celular tem NFC?

Por fim, você sabe se o seu celular tem NFC? Como saber?

Afinal, é preciso saber onde a peça se localiza para aproximá-la dos outros equipamentos. É claro que isso depende de cada marca de celular e do seu sistema, mas o Google pretende planejar uma ferramenta que ajuda a descobrir essa localização.

Para empresas isso fica ainda mais fácil, já que é possível alugar smartphones com NFC! Seja para eventos corporativos ou para deixar com os funcionários externos, por exemplo.

Afinal, é muito mais vantajoso do que comprar cada celular, certo?

Converse com a Uniir agora mesmo e solicite uma proposta para aderir a tecnologia do celular com NFC já!