Análise de Crédito
Análise de crédito: como funciona e para que serve?
dezembro 11, 2018
conexão wi-fi
5 dicas para garantir boa conexão wi-fi nos seus eventos
janeiro 9, 2019
Mostrar Mais

Como e onde fazer o descarte de eletrônicos?

Descarte de Eletrônicos

O descarte de eletrônicos é um tema de discussão global por conta do grande crescimento da produção de lixo eletrônico.

Um dos motivos disso é a forte presença da tecnologia no nosso dia a dia que está trazendo muitos benefícios, mas ao mesmo tempo está agravando essa situação.

Muitos países que aderiram ao consumo de eletrônicos estão contribuindo para esse cenário e o Brasil é um deles. Segundo o relatório Global E-Waste Monitor 2017, o país é o segundo maior produtor de lixo eletrônico da América.

O estudo também levantou uma estimativa de que o brasileiro gera 7,4kg de lixo eletrônico por ano.

Esse número pode ser diminuído com a mudança de algumas atitudes dos consumidores e uma delas é o descarte de eletrônicos.

Neste artigo, você vai conhecer os perigos do descarte incorreto, como e onde fazê-lo da maneira correta e algumas curiosidades sobre esse tipo de reciclagem.

Confira!

Os perigos do descarte incorreto

Quando o descarte de eletrônicos é feito de forma incorreta acarreta em diversos problemas ao meio ambiente como contaminação do solo, dos lençóis freáticos, do ar, dos rios e mares.

A causa disso tudo são as várias substâncias tóxicas presentes no lixo eletrônico. Diferente do orgânico e do reciclável, o eletrônico necessita de uma atenção especial.

Equipamentos como celulares, monitores e baterias contém componentes como chumbo, mercúrio e lítio que afetam a saúde tanto de quem manipula o lixo como das pessoas que tem contato com os equipamentos.

Como e onde fazer o descarte de eletrônicos?

O descarte de eletrônicos ainda é feito de forma incorreta, porque esse tipo de lixo deve ser separado do lixo orgânico e do reciclável, pois necessita de um local específico para a sua reciclagem.

Agora que você sabe a importância do descarte de forma correta e como fazer isso, fica a pergunta, onde descartar?

Existem muitos pontos de coleta que destinam os aparelhos para a reciclagem específica. Você pode encontrar esses pontos no site eCycle.

A busca é bem simples. Basta selecionar o tipo de material que deseja descartar e informar o CEP da sua empresa ou residência que a ferramenta vai mostrar os postos que estão mais próximos de você.

Outra opção é de devolver os aparelhos ao fabricante, que por meio da lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, deve implementar o serviço de logística reversa para criar um novo produto reaproveitando a matéria-prima do aparelho.

Ou então consultar empresas especializadas em reciclagem de eletrônicos para dar o melhor destino para o aparelho.

Reciclagem de eletrônicos

Para finalizar quero contar um pouco sobre as etapas do processo de reciclagem de eletrônicos.

Ele se inicia por meio de uma triagem, que é feita de forma manual ou por uma máquina.

Depois os aparelhos são desmontados e os itens carcaça, bateria, vidro e placas de circuito separados para dar um destino diferente para cada um.

Todos os materiais tóxicos são armazenados em tanques específicos e destinados para empresas especializadas.

Como melhorar esse cenário?

Pratique o consumo consciente e procure reaproveitar as peças e equipamentos que ainda tem utilidade. Isso vai ajudar a diminuir a geração de lixo eletrônico e reduzir os custos com as manutenções.

Uma outra forma de você evitar o descarte de eletrônicos é com o serviço de aluguel de equipamentos que você pode ser feito sob medida, ou seja, pelo tempo e quantidade que você necessita.