Entenda como funciona o gerenciamento e a segurança de smartphones alugados

uniir04

Estar por dentro das últimas tendências tecnológicas do mundo corporativo não precisa ser extremamente caro.

Atualmente, existem empresas que alugam dispositivos eletrônicos para sua empresa estar sempre à frente no quesito tecnologia.

No entanto, há uma grande preocupação com o modo que essas empresas lidam com os dados de sua empresa, não é mesmo?

Saber como funciona o gerenciamento e a segurança de smartphones alugados antes de escolher pelo aluguel é fundamental.

Neste artigo você vai saber:

  • A importância da segurança no uso dos dispositivos móveis
  • Como garantir a segurança da informação nos dispositivos móveis da sua empresa?
  • Saiba como implantar uma política de segurança para dispositivos móveis

A importância da segurança no uso dos dispositivos móveis

O aumento no uso dos dispositivos móveis tem trazido novos desafios à segurança da informação.

Por isso, a TI deve adaptar sua abordagem à segurança, com um plano que atenda aos diferentes locais e usos exigidos da rede da empresa.

A segurança de dispositivos móveis refere-se às medidas projetadas para proteger informações confidenciais armazenadas e transmitidas por notebooks, smartphones, tablets, dispositivos vestíveis e outros dispositivos portáteis.

Na raiz da segurança do dispositivo móvel está o objetivo de impedir que usuários não autorizados acessem a rede corporativa. Este é um dos aspectos de um plano de segurança corporativo maior.

Proteger os dispositivos móveis se faz importante porque mais da metade dos computadores corporativos atualmente são móveis.

Sem contar que a flexibilização do local de trabalho tem permitido a realização de tarefas por tablets ou smartphones de qualquer lugar.

A segurança da informação, portanto, deve responder por todos os locais e usos que os funcionários fazem da rede da empresa.

As possíveis ameaças aos dispositivos incluem aplicativos móveis maliciosos, golpes de phishing, vazamento de dados, spyware e redes Wi-Fi não seguras.

Além disso, as empresas precisam levar em consideração a possibilidade de um funcionário perder um dispositivo móvel ou o dispositivo ser roubado.

Para evitar uma violação de segurança, é preciso tomar medidas claras e preventivas para reduzir o risco.

Como garantir a segurança da informação nos dispositivos móveis da sua empresa

Um smartphone pode ser usado para obter acesso a qualquer coisa, desde e-mails a senhas armazenadas, dados comerciais da empresa e segredos comerciais.

Com a chegada da tecnologia 5G, tornando a acessibilidade mais fácil e rápida, e com o aumento do trabalho remoto, impulsionado pela pandemia do coronavírus, mais e mais empresas estão prontas para adotar a tecnologia móvel como parte normal – e essencial – dos negócios.

Dependendo de como sua empresa utiliza esses dispositivos, o acesso não autorizado a um smartphone pode levar a um incidente cibernético fatal envolvendo toda a infraestrutura de TI de uma organização.

Embora seja importante implantar as salvaguardas de segurança de dados como um todo para a infraestrutura da empresa, pensar em como garantir a segurança dos dispositivos móveis em particular é igualmente importante.

A proteção de dispositivos móveis requer uma abordagem consolidada.

Para segurança ideal, você precisa encontrar a abordagem que melhor se adapta à sua rede. Porém, alguns aspectos são básicos de qualquer plano de segurança para dispositivos móveis, veja alguns deles:

  • Segurança de endpoint
  • VPN — Rede virtual privada
  • Secure Web Gateway
  • Segurança de e-mail
  • Broker de segurança de acesso à nuvem (CASB)

Saiba como implantar uma política de segurança para dispositivos móveis

Mesmo com as melhores soluções de segurança, é importante tomar algumas medidas básicas para proteger os dispositivos móveis da empresa dos riscos de associados a um ataque cibernético.

Conheça-os abaixo:

  • Defina uma política de segurança de dispositivo móvel

Antes de liberar smartphones para seus funcionários, é importante definir uma política de uso do dispositivo.

Forneça regras claras sobre o que constitui uso aceitável incluindo quais ações serão tomadas se os funcionários violarem a política.

É fundamental que os funcionários entendam os riscos de segurança do uso de smartphones e as medidas que eles podem tomar para amenizar esses riscos.

Usuários bem informados e responsáveis ​​podem te ajudar na linha de defesa contra ataques cibernéticos.

  • Determine uma política para o BYOD

Se os funcionários estão autorizados a usarem seus próprios dispositivos para os negócios da empresa, verifique se possui uma política formal de BYOD:

  • Requisitos para instalar o software de limpeza remota em qualquer dispositivo pessoal usado para armazenar ou acessar dados da empresa;
  • Educação e treinamento para os funcionários sobre como proteger os dados da empresa ao acessar redes sem fio a partir de seus próprios telefones e dispositivos móveis;
  • Práticas de proteção de dados que incluem exigir senhas fortes e bloqueio automático após períodos de inatividade;
  • Protocolos para relatar dispositivos perdidos ou roubados;
  • O uso de certos antivírus e software de proteção e segurança;
  • Requisitos para backups regulares;
  • Uma lista aprovada para quem deseja baixar aplicativos.

 

  • Mantenha os dispositivos atualizados

As atualizações de software para dispositivos móveis podem incluir patches para várias falhas de segurança que podem ser uma porta aberta para malware e outras ameaças.

Por este motivo, é aconselhável instalar as atualizações assim que elas estiverem disponíveis.

Quando se trata de software antivírus para dispositivos móveis, há diversas alternativas e isso pode se resumir à preferência.

Alguns são gratuitos para uso na loja de aplicativos, enquanto outros cobram uma taxa mensal ou anual.

Além do suporte antivírus, muitos desses programas monitoram os textos do Serviço de Mensagens Curtas (SMS), o Serviço de Mensagens Multimídia (MMS) e os registros de chamadas em busca de atividades suspeitas.

Eles podem usar listas negras para impedir que os usuários instalem malware conhecidos em seus dispositivos.

  • Faça backup regularmente do conteúdo do dispositivo

Assim como você faz backup dos dados do computador regularmente, também deve fazer backup dos dados nos dispositivos móveis da sua empresa.

Se um dispositivo for perdido ou roubado, você ficará tranquilo sabendo que seus dados valiosos estão seguros e que podem ser restaurados.

  • Escolha as senhas com cuidado

A segurança de sua empresa pode estar em suas mãos, ou na de seus funcionários ao usar uma senha.

Escolher uma senha segura e que dificulte o trabalho dos hackers pode não ser tão fácil quanto parece, atente-se a algumas dicas para uma senha segura a seguir:

  • Exija que os funcionários alterem a senha de login do dispositivo pelo menos a cada 90 dias;
  • Implante autenticação de dois fatores para verificar a identidade de um usuário;
  • As senhas devem ter pelo menos oito caracteres e incluir letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, como asteriscos, pontos de exclamação e sinais de libra;
  • Não use sequências numéricas simples como “12345” ou nomes de cônjuges, filhos ou animais de estimação em uma senha.

Informações pessoais são um grande perigo para a segurança de qualquer um, pois hackers podem gastar apenas alguns minutos em um site de mídia social para descobrir essas informações.

Uma empresa que se preze oferece todas essas alternativas para que você e seus funcionários sintam-se seguros na hora de alugar um smartphone.

Saber como funciona o gerenciamento e a segurança de dispositivos móveis é uma ótima forma de exigir que a empresa contratada siga tudo o que deve.

A Uniir oferece toda a comodidade, tranquilidade e segurança que sua empresa precisa. Conte conosco para alugar smartphones e oferecer o melhor da tecnologia à sua empresa e seus colaboradores.

Entre em contato agora mesmo para maiores informações.

Solicite um orçamento para aluguel de celular